terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mythbusters é ciência?


Para quem não conhece, os Mythbusters (ou Caçadores de Mitos, em português) é um programa do Discovery Channel onde dois caras com experiência em efeitos especiais testam mitos comuns do cotidiano como, por exemplo, se um carro com ar-condicionado ligado consome mais gasolina, se é possível atirar duas flechas no mesmo lugar, uma dentro da outra, etc... Inclusive fizeram um excelente trabalho investigando os argumentos e as supostas provas de que a chegada do homem à Lua foi uma fraude arquitetada pela NASA e por um estúdio de Hollywood.

Para quem já viu o programa e tem alguma formação científica, é evidente que eles não tem o rigor necessário para ser considerados cientistas, mas até onde eu assisti, eles nunca demonstraram ter essa pretensão. E como diz o Feynman zumbi da tirinha acima, os Mythbusters estão ajudando a criar um paradigma experimentalista na cabeça das pessoas. Para quem assiste o programa, mesmo sem estar familizarizado com o cientificismo, fica fácil se acostumar a questionar as afirmações e opiniões não testadas que nos são jogadas diariamente. Quem nunca teve vontade de montar seu próprio experimento para sanar uma dúvida pessoal, que atire a primeira pedra.

Deve-se dar o crédito por uma ou outra experiência que ajudam a esclarecer o espectador a respeito de alguns dos mistérios do dia-a-dia e da ciência básica, além de despertar a curiosidade dos jovens (e dos adultos também, acredito) pelo questionamento e pela busca da verdade através do método científico.

De toda forma, escrevi esse post para mostrar a charge acima (copiada descaradamente daqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário