domingo, 4 de janeiro de 2009

WTF is this?!


Eu respondo, é uma espécie de barata d'água gigante, da família dos belastomatídeos. Mas parece mais uma quimera, parte escorpião, parte louva-deus, parte barata cascuda. Tirei essa foto alguns anos atrás em frente a uma loja de conveniências perto da universidade e nunca tive um blog para mostrá-la a ninguém. Desde então virei um fã dessas criaturas completa e indubitavelmente repugnantes.

Para se ter uma idéia do que essa "baratinha" é capaz de fazer, além de se alimentar de insetos, ela usa esse sifão que sai da sua parte posterior para caçar PEIXES. Isso mesmo, a bichinha preda peixes. Coisa que nem Bear Grylls que é da SAS consegue fazer com eficiência.

Que nojo desgraçado.

P.S.: Não recomendo que busquem outras fotos desse monstrengo no google. Principalmente porque depois do acasalamento, o macho carrega os ovos nas costas. É uma coisa bizarra de se ver.

P.P.S.: Não é tão ruim assim, mas eu sou físico e não biólogo, portanto entendam o "nojinho" meio fruta.

14 comentários:

  1. Certa vez pensei comigo: vou fazer um álbum de fotos no Orkut com os bichos que estudo (parasitas) só para chocar os crentes da net.

    Sai reunindo um monte de fotos desses animais, que são bizarros para nós humanos. Além dos parasitas, postei baratas, crustáceos, moscas, essas coisas.

    Cara, eu encontrei a seguinte foto:

    http://www.misterseed.com/LATESTnews/NOVEMBER2003/BREAST1.jpg

    Quem ficou chocado até hoje fui eu!!!

    Nós humanos temos uma diretriz comportamental que se chama empatia, colocamo-nos no lugar de outros e sentimos as mesmas coisas.

    É tão instintivo (genético) que podemos chorar em um filme, onde todos os personagens e a própria história são pura ficção.

    Ao olhar para esse peito infestado de larvas de mosca até hoje tenho ânsia de vômito, perda de apetite e uma agonia em meu próprio corpo, em especial o peito, óbvio.

    Queria mostrar para as pessoas comuns as "Divinas Criaturas" que foram "criadas" no Jardim de Deus. Imagina andar e viver nu em um ambiente com criaturas assim?!

    Os índios conseguiam, mas sofriam pra caramba, pode apostar nisso. Senão, a ajuda de remédios não seria tão importante.

    Enfim, sua barata é um predador simpático. As larvas de moscas são para mim algo realmente bizarro.

    Falow,

    W.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, foi mal aê... Mas num vou ver essa foto não.

    ResponderExcluir
  3. Já capturei uma dessas aqui em casa, foi em um dia de chuva, estava ele esbelto na varanda, tomei um susto grande ao pegá-la. Depois coloquei em um potinho de maionese e está lá na coleção de zoo da UEPB. Lindão, agora não mais fede em meu quarto. O bicho é horrendo mesmo.

    Existem alguns insetinhos enormes também, e um deles fotografei, em uma de minhas visitas à coleção entomológica da UFV:
    http://i101.photobucket.com/albums/m77/allyssonallan/eneb2007ufv/PIC_0036.jpg
    Os mais amedrontadores, que tinham lá eram os coleopteros de chifre, um dos gêneros: http://en.wikipedia.org/wiki/Lucanus_(genus)

    Já que Waltécio colocou o Criador no meio, transcrevo uma resposta do Haldane ao ser perguntado sobre o "Criador" a partir dos estudos dele sobre Biologia:

    "I'm not sure, but He seems to be inordinately fond of beetles."

    Agora essa foto aí é marcante viu! Já passei por uma com larvas de moscas, foi altamente impactante. Estava eu curioso, para ver o que havia dentro de uma mochila abandonada em um terreno baldio próximo à minha casa, ao abrir aquele subiu um bafo de podridão e diversas larvas saindo, tinha uma galinha morta lá dentro, putz terrível viu, até hoje me pergunto o porquê daquela galinha estar ali dentro. Foi uma das situações mais nojentas de minha vida.

    ResponderExcluir
  4. Alô Allyson... Obrigado pelo comentário...

    Só gostaria de dizer que seus bichinhos são muito mais "simpáticos", como disse o Waltécio, talvez por causa do baratomorfismo do bicho da minha foto. Não só isso, mas o jeitão de barata modificada geneticamente (bombada)... Enfim, cara, esse bicho me cativou por alguma razão. Mas eu vou logo avisando que eu tenho fobia profunda de baratas.

    Nem tanto de moscas, por incrível que pareça. Aqui no meu apartamento, um tipo de mosca iridescente colocou ovos embaixo de um garrafão de água que eu tinha guardado. Um belo dia levantei o garrafão e tinha algumas dezenas de mosquinhas mortas lá embaixo (e várias cascas de ovos abertos). Não entendo de moscas whatsoever, mas essa espécie aparentemente não passava pela fase larval também conhecida como TAPURU, hehe... Coisinha agradável essa.

    So long!

    ResponderExcluir
  5. Ah, fico feliz que nenhum dos biólogos tenha descido o pau nos meus comentários entomológicos. Espero que isso signifique que eu não tenha falado merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amigo comigo tambem foi a mesma coisa, estava vindo de um restaurante quando abrir a porta do banheiro da minha casa(a noite) , voou uma dessas (barata cascuda ou d,agua sei la) bem ns minha testa com o susto bati com a porta do banheiro na cara, eu achei que era uma barata comum mais como ta escuro nao dava pra ver direito

      Excluir
  6. Aí companheiros saiba tudo dessa barata estranha!
    entra em http://pt.wikipedia.org/wiki/Barata-d'água

    Thiago de Moraes
    www.profissionaisdeinfo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quais as probabilidades dessa foto da mama ser uma montagem? Nunca ouvi falar q essas larvas davam em peito, sinceramente.
    xD

    ResponderExcluir
  8. uma vez acampando na mata eu estava dormindo tarde da noite quando uma dessas veio voando e pouso na minha cabeça... senti algo andar em cima do lençol e imediatamente eu cobri ela e sentei a sandalia... nunca mais durmo na mata. xDDDD

    ResponderExcluir
  9. Só pra constar, são percevejos, não baratas. É só o nome vulgar.
    Estudei biologia pela UFRJ e trabalhei com insetos aquáticos.

    ResponderExcluir
  10. socooooorrroooooooooo,
    tem tem um trosso desse no meu quintal !
    tou, se isso ai é da agua o que faz isso aqui ??
    quase morro de susto quando vi esse treco, pois ela etavava perto do meu rosto, em uma arvore !

    ResponderExcluir
  11. Olha, moçada. Dia desses minha sogra matou uma dessas na sua casa. Para ser exato foi no domingo, dia 22 de maio de 2011. Todos ficamos muito intrigados, pois ninguém sabia dizer ao certo que diabos era aquilo. A impressão foi essa mesma: parece o cruzamento de um escorpião com uma barata. Dei o cadáver para uma menina que prometeu levar para uma bióloga.

    ResponderExcluir
  12. shaushaush... apareceu uma barata dessa aqui em casa. De primeira vista pensei ser um escorpião, logicamente peguei um susto, mas depois vi que era uma barata gigante. foi tenso!

    ResponderExcluir
  13. Que bicho horroroso, peguei uma nadando em minha piscina, nojento...

    ResponderExcluir